Carregando

Galera Record e TikTok se unem em busca de novos talentos da literatura

Galera Record e TikTok

Galera Record e TikTok se unem em busca de novos talentos da literatura

A editora Galera Record, conhecida por publicar grandes nomes da literatura no Brasil, como Cassandra Clare, Leigh Bardugo e Sarah J. Maas, acaba de anunciar sua participação no concurso literário “Livros do Futuro”, criado pelo TikTok para descobrir novas vozes da ficção nacional. A ação tem como foco autores brasileiros que escrevem obras nos gêneros mais populares do BookTok, a subcomunidade da plataforma dedicada à literatura.

Batizada de “Livros do Futuro”, a iniciativa convida escritores iniciantes ou independentes a divulgarem suas histórias por meio de sinopses enviadas no site oficial do concurso. Em seguida, eles devem criar vídeos criativos no TikTok. A proposta é unir o poder viral da plataforma com o olhar editorial da Galera Record e outras editoras parceiras. Dessa forma, se busca revelar talentos promissores e aproximar os leitores das novas narrativas criadas no Brasil.

Além da visibilidade, os participantes terão a chance de concorrer a prêmios em dinheiro, mentorias editoriais e, em última instância, à publicação de seus livros por uma das editoras envolvidas. Segundo a equipe da Galera, a ideia é fortalecer o mercado nacional, valorizando a diversidade e a originalidade de novas vozes.

A parceria reflete uma tendência global: editoras estão de olho nas redes sociais como espaços de descoberta literária. No caso da literatura jovem e da fantasia, gêneros que movimentam milhões de leitores, o TikTok tem sido uma vitrine poderosa para obras que antes passavam despercebidas. Dessa forma, o mercado tradicional acaba sendo impactado por essas descobertas.

Como funciona o concurso “Livros do Futuro”

Para participar, os autores devem enviar suas inscrições pelo site oficial até a data limite estipulada pelo concurso e, na segunda fase, criar vídeos sobre suas histórias no TikTok. Os critérios de avaliação incluem originalidade, engajamento e potencial editorial da obra.

Com essa colaboração, Galera Record, TikTok e demais editoras apostam na força do conteúdo colaborativo para renovar o catálogo literário nacional. Além disso, buscam revelar talentos que, até então, estavam escondidos entre páginas inéditas e narrativas não publicadas.

Compartilhe

Postar comentário