Festival de Gramado 2025 consagra Cinco Tipos de Medo e Papagaios
O 53º Festival de Cinema de Gramado terminou no sábado (23), no Palácio dos Festivais, reunindo cerca de 40 mil pessoas ao longo dos 11 dias de programação. O Festival de Gramado 2025 contou com a entrega de 52 prêmios, entre longas e curtas nas cinco mostras competitivas do evento.
O longa Cinco Tipos de Medo, dirigido por Bruno Bini, levou o Kikito de Melhor Filme. Além disso, recebeu prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Montagem, ambos assinados por Bini. Por fim, Xamã conquistou o troféu de Melhor Ator Coadjuvante.
Por sua vez, Papagaios, de Douglas Soares, venceu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular e recebeu troféus em Direção de Arte (Elsa Romero), Desenho de Som (Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes) e Melhor Ator para Gero Camilo.
Outros prêmios e confirmações
Além disso, Nó, dirigido por Laís Melo, ficou com três Kikitos: Melhor Direção, Melhor Fotografia (Renata Corrêa) e Melhor Longa pelo Júri da Crítica. Já A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo, recebeu o Prêmio Especial do Júri, Melhor Trilha Musical (Alekos Vuskovic) e Melhor Atriz Coadjuvante para Aline Marta Maria. Ainda, o júri concedeu o prêmio de Melhor Atriz para Malu Galli (Querido Mundo), e deu Menção Honrosa a Sonhar com Leões.
O Festival de Gramado apresentou uma seleção diversificada e distribuiu prêmios entre títulos de diferentes regiões. Dessa forma, segue cumprindo seu papel como vitrine do cinema nacional contemporâneo. Além disso, continua sendo um espaço de encontro e debate para o audiovisual brasileiro.
Compartilhe
Postar comentário