O que você sabe sobre os Baby Boomers?
Atenção, este post irá falar sobre uma das melhores gerações (na qual amaria ter nascido) os Baby Boomers, onde eles vivem, o que eles fazem, como se comportam, qual sua marca deixada na história, qual produto representa essa geração? A seguir, no Glob… Er… me empolguei um pouco.
A explosão de bebês, que ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, no final da década de 40, mais precisamente entre 1946 e 1964, ganhou o nome de “Baby Boom” e consequentemente, essa geração ganhou o nome de “Baby Boomers”, trouxe com ela jovens filhos da Guerra, com um sentimento de mudar o mundo, cheios de ideias, disposição, altamente influenciados pela mídia, pois cresceram em frente à televisão, e que amadureceram muito rápido.
O que falar dos Boomers que mal conheço e já considero tanto? Jovens pertencentes ao mundo capitalista, essa geração foi atingida pelos projetos políticos e econômicos, tanto liberais, quanto assistencialistas, e pela nova cultura conceituada de American Dream. Como os baby boomers surgiram na época da globalização, marcada por fatos como: a ida do homem à lua, o capitalismo e o consumismo, o Rock and Roll, o movimento Hippie, a contestação política e social, os movimentos pela paz, a guerra do Vietnã, a ideologia libertária e o feminismo, entre muitos outros movimentos que mudaram a sociedade, esses fatores influenciaram o modo de pensar e agir dessa geração, que é contestadora e marcada pelas lutas por seus direitos.
Nessa época cerca de 40% da população norte-americana tinha menos de 20 anos de idade e isso causou uma transformação na cultura popular. O poder de consumo e os gostos dessa massa de consumidores jovens fez com que a indústria cultural voltasse seus produtos para eles, com impactos em várias artes populares, como música, cinema, literatura e quadrinhos, e nas formas de entretenimento. Geração essa que, como sabemos, se iniciou após a segunda guerra mundial, tem uma característica mais estável comparando com as outras gerações do mercado, as pessoas desta geração acreditam fielmente no emprego fixo e normalmente são utilizadas em funções estratégicas de uma organização.
As principais características da Geração Baby Boomer são:
1. Possui renda mais consolidada;
2. Tem um padrão de vida mais estável;
3. Sofre pouca influência da marca no momento da compra;
4. Valoriza a experiência;
5. Apresenta maior preferência por produtos de alta qualidade;
6. Prefere qualidade a quantidade;
7. Não se influencia facilmente por outras pessoas;
8. Não vê o preço como obstáculo para perseguir um desejo;
9. É firme e maduro nas decisões;
A ascensão da televisão moldou o comportamento desses jovens, visto que ela servia como mensageira e mobilizadora, e ainda retratava a juventude como um grande acontecimento, por isso tinham a televisão como principal ferramenta de comunicação. E como a televisão foi parte fundamental dessa geração, ela é o produto que melhor pode representar a mesma. E era através deste meio de comunicação que a publicidade se comunicava melhor com os Boomers, assim surgindo os primeiros comerciais e propagandas televisionadas, que tinham características do rádio, como, por exemplo, jingles e propagandas mais musicais.
A geração Baby Boomer, foi uma geração de mudanças, uma geração de jovens em busca de liberdade, mas não qualquer liberdade, e sim a liberdade de expressão, sem censura, apenas filhos da guerra que queriam paz e amor. Chegaram na época da globalização presenciaram e fizeram parte de dezenas de fatos importantíssimos para a humanidade. Fizeram com que a indústria cultural se adaptasse ao seu gosto e sua maneira de consumo, nisso podemos citar a música com LP’s dos Beatles, Elvis Presley e outras lendas do Rock, e na moda com o estilo hippie, além do consumo, cresceram com a televisão, que com certeza foi usada como meio de comunicação. Os Baby Boomers fizeram história, é a geração que confiavam em si e aproveitavam o fato de serem jovens.
Ps: esta aqui um dos motivos pelo qual eu amo essa geração: o ROCK AND ROLL
Por: Yasmim Aguiar
Compartilhe
Publicar comentário