A carregar agora

Vamos falar sobre Indie Rock?

Vamos falar sobre Indie Rock?


Como vai você eu preciso saber da sua vida… Não, pera. Não foi de música brasileira que eu vim falar hoje, e sim de Indie Rock. Vamos começar falando como ele surgiu? O Indie surgiu na década de 80 lá pros lados do Reino Unido e dos Estados Unidos. Suas raízes vem de gêneros mais antigos, como o Rock Alternativo, o Pós-Punk e o New Wave. 


Sabem de onde vem o termo Indie? É nada mais, nada menos que a abreviação de “Independent” (Independente), esse gênero musical, é chamado assim, pois os meios de produção e distribuição são independentes, ou seja dissociados de grandes gravadoras. Como são independentes os artistas tem total controle sobre suas carreiras, gravam e produzem em produtoras fundadas por eles mesmos, e os meios de divulgação, são por meio de turnês, rádios independentes e atualmente pela internet. Dá pra perceber que não é um ramo muito fácil de se seguir, não é? Até mesmo por esse motivo o Indie e bandas que seguem essa vertente são pouco conhecidas.


Assim como o Rock, o Indie também tem seus subgêneros e vou citá-los para vocês, e colocar alguns exemplos, Já que saber se uma banda é ou não Indie é meio complicado. Vamos aos estilos:


Pop Barroco: Esse estilo é um Folk Rock  estilo anos 60 misturado com o experimentalismo, como por exemplo, a inclusão de uma orquestra na música. Ex: Florence And The machine, Arcade Fire, Fiona Apple, etc.
Britpop: Estilo que mistura quase toda a história do rock britânico. Desde a invasão britânica (Rolling Stones, Small Faces, etc), passando por bandas de Punk Rock como Buzzcocks e Wire, até chegar em Stone Roses e Happy Mondays, é por isso que varias bandas desse estilo são bastante diversificadas e “ecléticas”. Ex: Franz Ferdinand, Blur, Oasis, Pulp, etc.

Dance-Punk: É a mistura de Rock com ritmo Dance, com algumas pitadas de Funk dos anos 70. Ex: LCD Soundsystem, Datarock, The Rapture, etc.

Dunedin Sound: É um tipo de Indie Pop diferenciado, ele usa guitarras “jingly-jangly”, baixo repetitivo e algumas vezes bateria. Ex: The Bats, Garageland, Superette, etc.

Rock de Garagem: com som de Rock and Roll dos anos 60, a maioria das bandas que são desse subgênero tem um grande influência do Delta Blues. Ex: The Strokes, The White Stripes, The Von Bondies, etc.

Madchester:  Estilo que misturava Indie Rock, Dance Music e Pop Psicodélico. Graças ao estilo, várias bandas do Britpop foram formadas. As letras do estilo eram muito influenciadas pelas drogas sintéticas (que eram novidade na época). Ex: Stone Roses, Happy Monday, Inspiral Carpets, etc.

Indie Folk: Um revival do Folk dos anos 60 com elementos do Indie Rock. Ex: Beirut, The Decemberists, Kings Of Convenience, etc.

Noise Rock: Mistura a atitude do Punk Rock com Noise, ecos e várias outras características bastante encontradas no universo rock dos anos 80. Ex: Sonic Youth, No Age, The Jesus and Mary Chain, etc.

Pós-Punk Revival: O estilo mistura as guitarras do Punk,”riffs” vindo de bandas, como Television e Gang of Four, os teclados da New Wave, algumas vezes Eletrônica. Tudo isso criado através de uma “melodia” Pós-Punk. Ex: The Killers, Franz Ferdinand, Bloc Party, Interpol, etc.

Como não quero que o post fique cansativo citei apenas alguns dos subgêneros, porque são muitos, uffa! Antes de ir, deixo uma Playlist pra quem quiser conhecer mais o gênero.





Por: Yasmim Aguiar

Compartilhe

Publicar comentário