Mulheres que abriram caminho no Oscar de Roteiro e Direção
As mulheres também têm desempenhado um papel fundamental na sétima arte, mesmo que ainda sejam sub-representadas. A primeira mulher a ganhar um Oscar por roteiro foi Frances Marion, em 1930.
Há poucos dias, aconteceu a principal premiação americana do cinema. Além disso, na semana em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, listamos algumas diretoras e roteiristas que receberam a estatueta do Oscar durante esses 95 anos de premiações.
Veja 4 mulheres que já ganharam a estatueta por roteiro ou direção ao longo da história:
- Kathryn Bigelow: a primeira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Direção por “Guerra ao Terror” (2009). Além disso, ela também dirigiu filmes como “Caçadores de Emoção” (1991) e “K-19: O Almirante” (2002).
- Jane Campion: ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por “O Piano” (1993) e também foi indicada ao Oscar de Melhor Direção pelo mesmo filme. Dirigiu outros filmes aclamados como “Retrato de uma Mulher” (1996) e “Bridesmaids” (2011).
- Chloé Zhao: a primeira mulher não branca a ganhar o Oscar de Melhor Direção por “Nomadland” (2020). Além disso, ela também recebeu indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado pelo mesmo filme. Além disso, dirigiu outros filmes como “Songs My Brothers Taught Me” (2015) e “The Rider” (2017).
- Emerald Fennell: ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original por “Bela Vingança” (2020). Essa foi sua primeira longa-metragem como diretora.
Outras mulheres que foram indicadas ao Oscar de Roteiro ou Direção:
- Sofia Coppola
- Lina Wertmüller
- Greta Gerwig
- Dee Rees
- Ava DuVernay
- Agnès Varda
- Nancy Meyers
- Nora Ephron
Vale a pena notar que:
- A primeira mulher a ganhar um Oscar por roteiro foi Frances Marion, em 1930, por “The Big House”.
- Lina Wertmüller foi a primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção, em 1976, por “Pasqualino Sete Belezas”. Desde então, abriu caminho para muitas outras diretoras talentosas.
Compartilhe