Mulheres que abriram caminho no Oscar de Roteiro e Direção
A primeira mulher a ganhar um Oscar por roteiro foi Frances Marion, em 1930
Há poucos dias, da principal premiação americana do cinema. E na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, listamos algumas diretoras e roteiristas que ganharam a estatueta do Oscar durante esses 95 anos de premiações.
As mulheres também têm desempenhado um papel fundamental na sétima arte, mesmo que ainda sejam sub-representadas.
Veja 4 mulheres que já ganharam a estatueta por roteiro ou direção ao longo da história:
- Kathryn Bigelow: a primeira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Direção por “Guerra ao Terror” (2009). Ela também dirigiu filmes como “Caçadores de Emoção” (1991) e “K-19: O Almirante” (2002).
- Jane Campion: ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por “O Piano” (1993) e também foi indicada ao Oscar de Melhor Direção pelo mesmo filme. Dirigiu outros filmes aclamados como “Retrato de uma Mulher” (1996) e “Bridesmaids” (2011).
- Chloé Zhao: a primeira mulher não branca a ganhar o Oscar de Melhor Direção por “Nomadland” (2020). Também foi indicada ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado pelo mesmo filme. Dirigiu outros filmes como “Songs My Brothers Taught Me” (2015) e “The Rider” (2017).
- Emerald Fennell: ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original por “Bela Vingança” (2020). Essa foi sua primeira longa-metragem como diretora.
Outras mulheres que foram indicadas ao Oscar de Roteiro ou Direção:
- Sofia Coppola
- Lina Wertmüller
- Greta Gerwig
- Dee Rees
- Ava DuVernay
- Agnès Varda
- Nancy Meyers
- Nora Ephron
Vale a pena notar que:
- A primeira mulher a ganhar um Oscar por roteiro foi Frances Marion, em 1930, por “The Big House”.
- A primeira mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Direção foi Lina Wertmüller, em 1976, por “Pasqualino Sete Belezas”.
Compartilhe