O Homem-Aranha brasileiro: Entrevista com Matheus Oceans
Julho será um mês de grandes eventos, incluindo a estreia do filme Homem-Aranha: De volta ao lar e também o anual Anime Friends. Pensando nisso fizemos uma entrevista com o cosplayer Matheus Oceans, vencedor do segundo lugar de melhor cosplay do Homem-Aranha no evento para os fãs, que aconteceu no Auditório do Ibirapuera dia 02 de Maio deste ano, para inspirar vocês na escolha do seu personagem para ir ao Anime Friends nos dias 07, 08 e 09 Julho de 2017.
O começo
O Matheus Oceans faz cosplay do Homem-Aranha, há 3 anos e diz que “a escolha do seu primeiro cosplay tem que ser especial, alguém com quem você se identifique, além de fazer um personagem que goste, o importante é tentar se divertir ao máximo e ser feliz“, assim como o Homem-Aranha foi o primeiro contato dele com o mundo Geek. “Eu era uma criança como qualquer outra que ganhava muitas coisas do herói e eu amava o Homem-Aranha, sempre quis ter tudo dele. Porém fiquei fã mesmo depois que eu li a primeira revista em quadrinhos que tive dele.” Completa Matheus.
Segundo Matheus, alguns concursos exigem que você mostre o processo de confecção do traje. Então, ele recomenda que as pessoas escolham criar elas mesmas seus próprios cosplays. “Para mim, a graça do cosplay sempre foi eu mesmo fazer os trajes“, ele completa.
O importante é se dedicar ao máximo e, assim, ir aprimorando os conhecimentos. “No começo, eu fazia mais para mostrar o que eu tinha feito e como eu tinha feito. Por falta de técnica e experiência, era difícil ter algo impecável. Hoje em dia, eu trabalho com cosplay, participo de concursos, e isso faz com que o processo seja muito mais rigoroso do que era antes, desde a confecção dos trajes à interpretação. Por isso, eu utilizo técnicas muito mais profissionais“.
O cosplayer foi vencedor de diversos concursos, sendo um deles a Comic Con Experience 2015, com o personagem Homem-Aranha (do filme O Espetacular Homem-Aranha 2).
Uma outra dica importante é que as pessoas “de preferência para cosplays com bolso“, diz ele. Mas é ai que bate a curiosidade: Porque com bolsos? E então ele explica que levar bolsa ou mochila foge do personagem e não da para andar por ai sem documentos ou celular.
O primeiro cosplay
Matheus Oceans fez seu primeiro cosplay com 14 anos de idade e além de várias versões do Homem-Aranha, ele também fez cosplay do Scorpion (Mortal Kombat), Luigi (Super Mario), L (Death Note), Light (Death Note), Mikami Teru (Death note), Ash (Evil Dead), Kung Fury, Percival Graves (Animais Fantásticos e onde habitam), Daryl Dixon (The Walking Dead) e o memorável Stan Lee.

E lembre-se: Ser cosplayer não é somente para vestir-se como seu personagem preferido e sim saber ser como ele, ajudar também outras pessoas e fazer boas ações, assim como o Matheus faz visitas em hospitais e leva alegria para as crianças que precisam. Então não perca tempo e corra para escolher o seu cosplay e assim como disse o Tio Ben: Com grandes poderes vem grandes responsabilidades.
Por: Gessica carvalho
Compartilhe
2 comments