Diana Vreeland: A revolucionária da editoria de moda
Quando você vê blogs e revistas de moda, você pensa: “Como isso tudo surgiu?“. Diana Vreeland é o nome certo. Conhecida por sua criatividade ilimitada e sua vida cheia de fatos, quando ela contava algo as pessoas perguntavam: “Isso é verdade ou ficção?”. Ela respondia: “Isso é ficção!”.
Mas além de ser lembrava por sua criatividade, Diana Vreeland também vinha acompanhada de uma personalidade forte e extravagante, assim como Miranda Priestley (personagem do filme O Diabo Veste Prada). Muita gente a considerava temível, e muitas pessoas “morreriam” para trabalhar com ela.
Um ícone da moda internacional, colunista e editora de duas das maiores publicações editoriais do ramo da moda, Vogue e Harper’s Bazaar. Diana Vreeland revolucionou os métodos do jornalismo de moda e trouxe os fotógrafos Richard Avedon e David Bailey para dar impacto às imagens. Ela tinha um olhar dramático e sabia encontrar talentos como ninguém e assim foi a primeira apostar nos iniciantes estilistas na década de 1970, como Diane von Furstenberg, Oscar de la Renta e a família Missoni.
Da infância difícil à criação de novos padrões de beleza
Nascida em Paris, em 29 de Setembro de 1903, e com o sobrenome Dalziel, Diana Vreeland teve uma infância muito difícil. Com a cobrança da mãe por sua falta de beleza física, dizendo que “é muito chato que você tenha uma irmã tão bonita e que você seja tão feia e tão terrivelmente invejosa dela“, diz Diana em sua biografia. Foi ela quem transformou em paradigmas de beleza mulheres consideradas excêntrica, assim como Barbra Streisand. Além disso, trouxe nova tendência das modelos da Europa Oriental, como a exótica Veruschka.
Por fim, seus últimos trabalhos, após deixar a Vogue, foram ser consultora e programadora de moda do Metropolitan Museum of Art de Nova York. Lá realizava desfiles de grandes nomes, além de ser quem promoveu o trabalho de Yves Saint Laurent. Diana Vreeland também levou para a revista de moda gente como Beatles e Elizabeth Taylor, sempre desenvolvendo um olhar além das aparências, especialmente o extraordinário e o incomum.
Trailer do documentário “Diana Vreeland – The eye has to travel”
O documentário “Diana Vreeland – The eye has to travel” chegou em 2011 e você já pode conferir na Netflix.
Por: Gessica Carvalho
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