Rosiléia da Silva Santos, mais conhecida como Léia, é a desenhista de 23 anos da Cidade de Sebastião, Alagoas. Léia Desenhista faz desenhos super realistas de pessoas e nunca fez cursos profissionalizantes, esse é um dom que vem de família. Confira um pouco do seu trabalho!!
Não para por ai não!! O LazCult fez uma entrevista com ela. Confira abaixo.
– LazCult: Quando descobriu que tinha esse dom para desenhar?
Léia: Aos sete anos, quando comecei a estudar… Ao pegar num lápis pela primeira vez, fui logo fazendo rabiscos. No começo, meu pai não queria me ver desenhando: tinha que focar nos estudos, nada de desenhar. Então, era o jeito fazer às escondidas mesmo. Aproveitava quando ele saía… Fui crescendo, me desenvolvendo aos poucos no desenho; até que meu pai viu que não tinha jeito, e começou a aceitá-los. Na escola, todos gostavam de meus desenhos: sempre me pediam para desenhar. Os professores me chamavam de estilista (na época, adorava desenhar modelitos de roupas), desenhista, artista… Em 2009, parei meus desenhos: não via futuro algum neles… Até que, no começo de 2012, retornei. Dessa vez com mais prática. Antes não sabia fazer retratos realistas, mas aos poucos, fui me interessando mais ainda por essa técnica… Ainda não está bom, quero me aperfeiçoar cada vez mais…
– LazCult: Esse dom é de família? Alguém mais é desenhista?
Léia: Sim. Na minha família existem várias pessoas que desenham. Minha tia, meus irmãos, algumas primas e primos, e até mesmo meu pai… Mas somente eu persisti com essa arte.
– LazCult: Você fez algum tipo de curso ou foi somente aperfeiçoando com o tempo?
Léia: Não fiz nenhum curso. Até mesmo por que minhas condições eram poucas. Fui me aperfeiçoando aos poucos, sempre treinando.
– LazCult: Quais os tipos de desenho que você faz? Paisagem ou somente pessoas?
Léia: No momento, só pessoas, por que é o que mais pedem. Mas também sei fazer um pouco de tudo. Em breve, estarei pintando alguns quadros…
– LazCult: Você vive da arte de desenhar ou é apenas um trabalho paralelo?
Léia: Ainda não vivo somente dela… Pra falar a verdade, comecei ano passado a cobrar pela minha arte…
– LazCult: Seus pais te apoiam?
Léia: Sim, meu pai sempre admirou esse dom… Sempre estava por perto, sempre foi rígido quando o assunto era pagamentos. (risos)
– LazCult: Qual sua dica para quem quer aprender a fazer desenhos como você?
Léia: Muita prática, bastante paciência. E nunca desenhe se você não estiver de bom humor. Qualquer um consegue desenhar, alguns, no entanto, podem levar mais tempo. Pra isso, é preciso bastante persistência. Cada um tem um estilo próprio. Até mesmo de aprendizagem, os caminhos nem sempre são os mesmos.
– LazCult: Onde as pessoas podem encontrar seu trabalho?
Por: Géssica Carvalho
12 comments