Carregando

Tremembé – Os crimes reais e chocantes por trás da série

Na última sexta-feira, 31, a Amazon Prime lançou a série Tremembé, que retrata a convivência de detentos envolvidos em crimes de grande repercussão nacional na penitenciária Dr. José Augusto César Salgado. Além disso, o local é mais conhecido como Tremembé, origem do nome da série.

A série mistura elementos ficcionais com rumores de acontecimentos reais e utiliza licença poética para criar interações e destacar pontos relevantes da história. Além disso, aproveitando o alvoroço, selecionamos algumas obras que abordam, de forma mais documental e factual, os crimes, julgamentos e elementos que compõem os casos dos principais detentos retratados na série.

Suzane Von Richthofen e os Irmãos Cravinhos

WhatsApp-Image-2025-11-03-at-20.47.43-1024x576 Tremembé - Os crimes reais e chocantes por trás da série

Um dos casos mais impactantes da história do Brasil. Uma jovem atraente, rica e estudante de direito, que junto com seu namorado e cunhado, indivíduos aparentemente normais, planejam e executam o assassinato de seus próprios pais.

Livros:

Casos de Família: Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni da autora Ilana Casoy. Este livro explora o crime, incluindo depoimentos, contradições dos envolvidos, técnicas de investigação e mergulha nas minúcias do caso.

Suzane: Assassina e Manipuladora do autor Ulisses Campbell. A obra apresenta uma investigação jornalística sobre Suzane, os bastidores do caso, seu contexto na prisão, o perfil psicológico e suas ambições pessoais como criminosa.

O Quinto Mandamento da autora Ilana Casoy. A autora narra meticulosamente os bastidores desse crime perturbador, desde o planejamento até a execução e a confissão final, reunindo cada prova na busca pela verdade.

Filmes / Documentários / Séries:

A Menina que Matou os Pais (2021). O filme retrata o crime sob a perspectiva de Suzane, revelando sua visão sobre os eventos.

O Menino que Matou Meus Pais (2021). O filme apresenta o mesmo caso, mas sob a ótica de Daniel Cravinhos.

A Menina que Matou os Pais – A Confissão (2023). A sequência aborda os dias que se seguiram do crime até a confissão, oferecendo uma visão geral sobre o caso e seus desdobramentos.

Elize Matsunaga

Nacionalmente conhecida após assassinar, esquartejar e ocultar o corpo de seu marido, Marcos Matsunaga, herdeiro de uma das maiores empresas do país, a trama da vida real recebeu uma exposição extremamente midiática.

Livros:

Elize Matsunaga – A mulher que esquartejou o marido. Do autor Ulisses Campbell, a biografia não autorizada que reconstrói a vida de Elize, da infância à prisão, incluindo bastidores inéditos e entrevistas com pessoas próximas.

Crimes Que Abalaram o Brasil. Também do autor Ulisses Campbell, a obra reúne vários casos emblemáticos brasileiros, incluindo um capítulo dedicado ao crime de Elize Matsunaga, com análise jornalística sobre os acontecimentos.

Filmes / Documentários / Séries:

Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime (Netflix, 2021). Série documental (4 episódios) dirigida por Eliza Capai, a produção original da Netflix traz o relato da própria Elize, além de entrevistas com familiares, advogados, jornalistas e policiais envolvidos no caso. Além disso, é a obra mais completa e direta sobre o crime.

Ana Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni

WhatsApp-Image-2025-11-03-at-20.47.42-1024x576 Tremembé - Os crimes reais e chocantes por trás da série

Um crime brutal, nunca confessado, em que o pai e a madrasta foram acusados de matar Isabella Nardoni, de apenas 5 anos. O caso ocorreu em 2008, quando Isabella foi jogada do sexto andar. Além disso, o crime teve ampla repercussão nacional e resultou na condenação do casal.

Livros:

A Prova É a Testemunha. O livro da autora Ilana Casoy documenta o julgamento do caso Nardoni, narrando os detalhes do confronto entre acusação e defesa, com base na experiência da autora ao longo de dois anos. Apresenta um relato detalhado do julgamento, das provas e dos eventos no Fórum até o veredito final.

Casos de Família: Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni. Também da autora e criminologa Ilana Casoy, o livro reúne dois casos de grande repercussão no Brasil, incluindo o Nardoni, a obra compila as anotações de pesquisa de Casoy realizadas na Polícia Civil, Científica e Ministério Público durante as investigações dos crimes.

Filmes / Documentários / Séries:

Isabella: O Caso Nardoni. O documentário brasileiro de 2023, disponível na Netflix, aborda o assassinato de Isabella Nardoni, ocorrido em 2008. Além disso, é dirigido por Claudio Manoel e Micael Langer, e apresenta a perspectiva da mãe, Ana Carolina Oliveira, de familiares, especialistas e jornalistas. O filme retrata a investigação, o julgamento e a repercussão midiática do caso. Por fim, reflete sobre a cobertura jornalística e, consequentemente, sobre a reação do público.

Roger Abdelmassih

Um ex-médico brasileiro, especialista em reprodução humana, e estuprador em série, foi condenado por 52 violações e quatro tentativas. Suas vítimas eram clientes que procuravam tratamento em sua clínica. Além disso, ele as atacava enquanto estavam sob efeito de sedativos usados durante o processo de fertilização.

Livros:

A Clínica: A Farsa e os Crimes de Roger Abdelmassih. Com um texto primoroso e uma reconstituição detalhada dos fatos, o repórter Vicente Vilardaga esmiúça a inacreditável trama de mentiras que cercam o médico condenado a 278 anos de prisão por mais de 48 delitos de abuso sexual a suas pacientes.

Filmes / Documentários / Séries:

Abdelmassih: Do Milagre ao Crime. A produção de 2022 traz testemunhos de vítimas, mulheres que romperam o silêncio e lutaram por justiça contra o influente “Papa da Reprodução”, Roger Abdelmassih. Além disso, ele fez de seu consultório um verdadeiro cenário de filme de terror para suas pacientes.

“Assédio” (2018). A minissérie de ficção baseada no caso, do Globoplay, narra a ascensão e queda do Dr. Roger Sadala, um médico renomado, e o drama de mulheres que, ao buscarem a maternidade, se tornam suas vítimas. Além disso, a trama destaca a união dessas mulheres na denúncia de abusos e na luta por justiça. Assim, transforma a dor em força coletiva.

Lindemberg Alves

Em 13 de outubro de 2008, Lindemberg Fernandes Alves invadiu a casa de sua ex-namorada, Eloá Cristina Pimentel, durante um trabalho escolar, mantendo-a e sua amiga Nayara como reféns. Depois de mais de 100 horas, a polícia invadiu o local, onde Lindemberg disparou, ferindo Nayara e matando Eloá, que não sobreviveu aos ferimentos. Como resultado, o caso gerou grande comoção nacional e repercussão no exterior. Além disso, ficou marcado por grande imprudência policial e por uma cobertura midiática que até hoje é amplamente analisada como um exemplo crítico da espetacularização da dor e da violência.

Filmes / Documentários / Séries:

Caso Eloá: Refém ao Vivo. O documentário aborda o sequestro e assassinato da adolescente Eloá Pimentel em 2008, que chocou o Brasil. Além disso, a produção inclui depoimentos inéditos de familiares, jornalistas e autoridades envolvidas, bem como trechos do diário da vítima.

Quem matou Eloá? De Livia Perez, o ensaio documental aborda como o crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV. Além disso, traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher. Assim, revela um dos motivos pelos quais o Brasil é o quinto no ranking de países que mais matam mulheres.

Essas obras nos relembram as histórias por trás dos “personagens” de Tremembé e nos trazem luz sobre os crimes por trás da ficção, memórias que impactaram o coletivo nacional e expõem a complexidade humana por trás delas.

Compartilhe

Postar comentário